sala dos 3, 4 e 5 anos da Educadora Paula

28-02-2010 19:42

Tudo o que é importante...

Partindo do princípio que a construção do conhecimento é um processo sustentado pelas interacções que as crianças estabelecem entre si, com os outros e com o meio, é importante a promoção de um ambiente em que a comunicação brote naturalmente e a interacção e a experiencia encontrem lugar à sua efectivação. Partindo do conhecimento individual das crianças, tendo em conta a diversidade do grupo, estabelecem-se os objectivos, e delineiam-se estratégias para concretizar a acção educativa, num equilíbrio entre as propostas das crianças e as minhas.

 

Este trabalho, abarca o desenvolvimento de todas as áreas curriculares explorando os seus conteúdos intencionalmente, de forma articulada, integradora e com sentido para as crianças, permitindo fazer, as aprendizagens necessárias e adequadas ao seu desenvolvimento psico- social e cognitivo.

 

Há lugar para actividades desenvolvidas livremente pelas crianças, partindo da manipulação de materiais vários à sua disposição, organizados de maneira a criar oportunidades de aprendizagem diversificadas, e lugar para a concretização de projectos em que as crianças se envolvem, criando espaço para o diálogo, reflexão, e confronto de ideias, na busca da resolução dos problemas com que se vão deparando ao longo de todo o processo. Ao longo deste tempo, o envolvimento nestas tarefas permitirá não só a descoberta e a apropriação de novas aprendizagens como cria a possibilidade de as aplicar de forma competente, num ambiente seguro estimulante e promotor de elevados índices de auto estima.

 

Somos 20 “galfarros muito ,muito afinadinhos”…Gostamos de brincar , de fazer de conta, de experimentar de criar, de construir. Gostamos de conversar e partilhar aquilo que para nós tem significado, sabendo que há sempre quem nos ouça e às vezes ajude a tornar mais claro o que nem sempre compreendemos bem. Somos todos amigos. Alguns de nós ainda são pequeninos, têm só três anos. Os mais crescidos são onze, dos quais quatro, já vão em Setembro para o primeiro ciclo. Aprendemos diariamente a conviver uns com os outros com a riqueza que nasce destas diferenças. Para nós, todos os momentos são importantes e reconhecemos em quem cuida de nós a noção dessa importância. Teimamos em ser meninos felizes e bem-humorados! Gostamos de brincar no recreio e dar umas boas corridas.

Gostamos de ouvir ler e reler histórias, todos os dias. É bom quando nos aconchegamos no tapete para ouvir as palavras e senti-las ganhar vida. Gostamos muito de fazer pintura, desenhar. Gostamos de transformar pedaços de massa disforme em figuras com sentido e regozijamo-nos com o resultado do nosso empenho…Somos “gente pequena” com uma enorme vontade de aprender e descobrir coisas novas.

Passamos a apresentar-nos. 

A Aléxia que quer ir à Persia.

A Júlia Que come um bolo na Petúlia
A Carolina que é uma linda Bailarina
A Carolina que gosta de tangerina.
O Edgar que gosta de brincar
A Inês que tem um primo Chinês
A Leonor que não gosta de uma só cor
A Maria João que gosta do seu cão
A Mariana que gosta de comer banana
O Martim que gosta de comer Pudim
O Miguel Maria que é amigo da Sofia
O Miguel que come um pastel de mel
A Miriam Ferreira que quer sempre ser a primeira.
O Pedro, que é valente e não tem medo
O Rafael que pinta bem com o pincel
O Ricardo que tem um Leopardo
A Rita que é uma menina catita.
O Rodrigo que gosta de comer um figo
O Simão que segura no garrafão
A Mariana Inês que tem um gato siamês.

 

 

Outros Sítios de Interesse

Esta lista está vazia.

Tags