Como chegamos à apresentação d’ “O Cuquedo”?
31-05-2010 15:38No passado dia 26 de maio os nossos meninos participaram no Sarau Musical organizado pela EB 2,3 Gomes Teixeira. Vimos coisas tão bonitas que nos enchemos de orgulho de ter participado.
Os meninos e as meninas sobem para o palco com máscaras de animais e narram a história com a sua expressividade natural. Mas que fizemos para aqui chegar?
A História.
A história foi lida - muitas vezes! – na hora do conto. O s meninos ouviram a narrativa, fixaram personagens e as suas características.
O passo seguinte será conseguirem re-contar a história. Levam o livro para casa e tentam contar aos pais, aos irmãos, para eles próprios. No jardim, pedem para recontar a história.
Os conteúdos.
Uma narrativa é uma fonte de oportunidades de aprendizagem: as personagens e as suas característica, o contexto onde decorre a narrativa, as ideias que esta levanta… Tudo pode servir para “engatar” novos conteúdos de aprendizagem.
No caso d’ “O Cuquedo” são os animais: as suas características, tamanhos, cores…
As mascaras
Tomada a decisão de apresentar a história, temos de construir máscaras. A escolha por material de desperdício (caixas de papel, rolos…) foi assumida pela disponibilidade destes recursos. O Educador propõe uma base de construção e as meninas e meninos sugerem pormenores: olhos, pintas, chifres, orelhas...
A encenação
Chega a altura de juntar tudo. Reconta-se a história com o próprio corpo. Somos as personagens e dizemos o texto. Encenamos várias vezes para cada um perceber o que a sua personagem faz e o que fazem as outras.
No fim, a FESTA. Os pais sentados na plateia e os meninos no palco.
No fim do ano voltamos!