A sala da Ana
03-03-2010 16:17Quando falamos em crianças de 5 anos, ouve-se logo:
”são os que vão para a escola, para o ano”,
“é o ano de preparação para a primária”…
E o que é preparar para a escola?
É tornar-se cada vez mais autónomo, ser capaz de cuidar de si próprio, das suas coisas e dos materiais
É relacionar-se com os outros de forma adequada: ser capaz de respeitar os outros e combinar os seus interesses com os das outras crianças
É ter confiança em si próprio: ter passado por experiências de partilhar e cooperar, envolver-se mas ser independente, dar opinião e defendê-la
É participar em actividades que partem dos seus interesses e os alargam: despertar para a ciência, para os cuidados com a natureza e o meio ambiente; perceber que o mundo é mais do que a nossa família e a escola… as cidades, os países, o espaço…as nossas e outras culturas, a história…
É desenvolver competências que llhe permita comunicar com os outros, organizando os conhecimentos e as descobertas que vai fazendo
É adquirir confiança nas suas capacidades a partir do exito das suas realizações, descobrindo com alegria o mundo à nossa volta e criando uma vontade em querer saber e aprender.
E assim crescem e aprendem, mas sempre a brincar. É uma brincadeira séria, porque é pensada e conduzida por quem sabe o que nós precisamos, mas também é uma brincadeira de brincar, de pensar e de muitas conversas importantes.
Na sala, o ambiente e as actividades são organizadas de acordo com as características desta idade e deste grupo.
As regras são criadas em conjunto, tendo por base o respeito pelos outros e a justiça. As crianças colaboram na organização do espaço e do tempo, são incentivadas a questionar, a tomar iniciativas e a cooperar umas com as outras, responsabilizando-se.
O clima é de liberdade mas também de disciplina. Disciplina que passa pelo afecto e pelo respeito por cada um. Os limites são necessários, contribuem para a estruturação da personalidade e esta vai-se construindo graças aos obstáculos com que se depara.
É importante fomentar a independência, estar presente e ausente, incentivando e incutindo confiança.
Propor novas experiências que sejam interessantes e das quais as crianças retirem novos conhecimentos.
Aproveitar o imprevisto para fazer novas descobertas, sem escolarizar.
A outra escola chegará…a seu tempo!
Viva a nossa escola!!!
“A escola é super fixe e é boa.
Fazemos trabalhos mais difíceis porque somos maiores.
Vamos a muitos passeios porque nos portamos bem e aprendemos muitas coisas. Passamos os dias a trabalhar, a brincar com os amigos e felizes porque gostamos da escola..
Fazemos yoga com a Eva para aprender a ficar mais calmo, a crescer e a concentrarmo-nos no cérebro para fazermos coisas bem.
O melhor de tudo são os amigos”